
Revolução silenciosa: a automação residencial chegou para ficar
Diversas revoluções marcaram a história do planeta e trouxeram inúmeros impactos para a sociedade, transformando a vida das pessoas viventes naquele período histórico e também no futuro.
E agora estamos diante da maior revolução que o mundo já presenciou, que começou há alguns anos, de forma silenciosa, e desde então vem crescendo, se expandindo e transformando as nossas vidas de uma forma que não é mais possível viver sem ela.
A tecnologia hoje está presente em praticamente tudo. Ela é usada como distração, diversão, como forma de aproximação de quem está distante e, mais recentemente, tem sido usada para facilitar a vida e agilizar processos.
A automação residencial é a tecnologia aplicada para automatizar e controlar itens presentes nas residências, através de equipamentos que se comunicam de forma interativa entre si e que são capazes de seguir instruções de uma programação realizada pelo usuário da residência.
Tendo início nos Estados Unidos, nos anos 1970, os módulos intitulados de “inteligentes” eram basicamente soluções simples para resolver pequenas situações, como ligar um equipamento de forma remota. Com o desenvolvimento dos computadores, telefonia móvel e internet, esses comandos foram recebendo diversos upgrades ao longo do tempo e se voltando para uma demanda crescente no setor residencial, chegando até os equipamentos inteligentes existentes hoje.
Esses equipamentos atuais proporcionam maior qualidade de vida e bem-estar, redução das tarefas domésticas, aumento da segurança e diminuição do consumo de energia elétrica. Além disso, continuam evoluindo e oferecendo novas funcionalidades a cada dia.
As chamadas “casas inteligentes” têm se tornado cada vez mais comuns ao redor do mundo, principalmente devido à popularização dessa tecnologia e do custo-benefício que se mostra cada vez mais atrativo, o que desperta o interesse de um número crescente de consumidores que, ao perceber os diversos benefícios da automação, desejam desfrutá-los em suas casas.
Outro fator que tem contribuído para o crescimento da automação residencial é que os consumidores que estão entrando no mercado imobiliário e adquirindo seu primeiro imóvel são de uma faixa etária que cresceu na era da tecnologia e encara esses avanços com tanta naturalidade, que os equipamentos inteligentes passam a ser um diferencial nas residências analisadas.
Essa exigência está sendo tão comum que pesquisas da Associação Brasileira de Automação Residencial mostram que 84% das construtoras pretendem incorporar a automação residencial em seus empreendimentos, visto que ela tem se tornado um importante diferencial de mercado.
O crescimento dos equipamentos inteligentes nas residências também pode ser explicado pelo movimento em prol do meio ambiente, já que a automação possibilita redução do consumo de energia e preservação de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade que é cada vez mais requisitada.
No Brasil, o controle de iluminação e o monitoramento remoto são os sistemas que apresentam maior aceitação e que, portanto, devem ter o maior crescimento nos próximos anos.
A Delmak foi pioneira na implantação de sistemas inteligentes e hoje preza pela tecnologia de ponta e pela qualidade dos equipamentos fornecidos aos seus clientes. Para uma automação residencial de confiança, conte com a Delmak.