A automação residencial e seus benefícios no dia a dia da terceira idade
Como as casas automatizadas podem facilitar a vida dos idosos e oferecer mais segurança para aqueles que querem morar sozinhos
A automação residencial consiste no uso da tecnologia para facilitar e automatizar as tarefas do dia a dia. Os principais benefícios são proporcionar segurança e conforto dentro de casa. Acima de tudo, os dispositivos para casas inteligentes ajudam os moradores em tarefas diárias rotineiras e com interfaces fáceis de usar, seja um idoso, adulto ou até criança.
Através de controles de voz e aplicativos é possível acender e apagar as luzes, controlar a temperatura do ambiente e muito mais. Com o desenvolvimento da inteligência artificial e gadgets, como Google Home e Alexa (caixas de som inteligentes), você pode saber informações sobre a previsão do tempo, pedir um Uber ou iFood, ouvir música, fazer chamadas de vídeo ou voz, e muito mais, sempre a partir de um comando de voz.
Principalmente para quem já está em uma idade avançada e pode ter dificuldades para se entender com eletrônicos cheios de funcionalidade, além de não conseguir ler as letras pequenas, realizar as tarefas somente com a sua voz é uma grande praticidade.
Uma pesquisa da Statista mostra que haverá um crescimento de 20% em projetos de automação residencial até 2023 nos EUA. Então, que tal utilizar estes dispositivos de controles inteligentes em um projeto de arquitetura para ter uma casa mais moderna, sofisticada e preparada para o público na melhor idade? Veja abaixo um pouco mais sobre a Internet das Coisas (ou IoT) e se inspire.
Segurança em primeiro lugar
A maior preocupação das famílias de pessoas idosas são os pequenos perigos escondidos dentro de casa e que podem gerar acidentes graves a partir de uma simples tarefa do dia a dia.
Para aqueles que tem dificuldade de locomoção, a automação residencial oferece, por exemplo, a solução do assento manual que permite ao idoso subir e descer escadas sem risco de quedas.
Também é possível instalar câmeras de segurança e o botão do pânico. As câmeras podem ser acessadas pelo celular, computador ou tablet, por qualquer familiar e permitem o monitoramento da casa em tempo real.
Já o botão do pânico oferece a sensação de segurança para o idoso. Geralmente instalado em uma pulseira ou local estratégico da casa, ele é acionado em uma situação de emergência e, automaticamente, entra em contato com uma central, que envia o socorro necessário.
E, que tal não ter que se preocupar com o horário dos medicamentos? Outra comodidade do sistema de monitoramento é o controle dos remédios, o que permite ao idoso manter a sua saúde em dia. Um dispositivo inteligente associado à tampa dos frascos ajuda a lembrar o horário que cada remédio deve ser tomado, além de contar com um receptor que envia um alerta para o idoso ou parente, caso alguma dose seja esquecida.
Conforto e praticidade para envelhecer com tranquilidade
Além da segurança, outro grande benefício da automação residencial é o bem-estar e a praticidade do idoso.
A fim de evitar deslocamentos desnecessários dentro de casa, os sensores de presença são os grandes aliados dos lares inteligentes. Eles ativam a iluminação e o ar condicionado, levantam as cortinas, e abrem e fecham as portas e janelas. Basicamente, eles são capazes de controlar qualquer dispositivo que conte com a função on/off. Imagina poder ligar o ar condicionado remotamente minutos antes de chegar em casa e deixar o ambiente climatizado naqueles dias de muito calor. Com uma casa automatizada é possível desfrutar deste conforto.
Os sensores de presença têm ainda outro grande benefício associado à segurança da terceira idade. Eles são capazes de identificar quando não tem ninguém em casa e travar portas, além de alertar uma situação fora do comum, como um fogão ligado ou um curto circuito.
Seguindo a proposta de oferecer produtividade dentro de casa, a cozinha é um dos ambientes com maior espaço para novos desenvolvimentos de inteligência artificial. Embora existam muitas ideias, nem todas foram implementadas. Porém, sabemos que muito em breve estes eletrônicos também estarão conectados.
As geladeiras poderão fazer as compras online; os fornos definirão o tempo e a temperatura ideal para cozinhar, além do horário das refeições; os eletroportáteis poderão limpar toda a sua casa; e as torneiras e os filtros vão economizar água. Tudo feito a partir de um comando de voz ou de um dispositivo doméstico inteligente.
Apesar de parecer um projeto de custo elevado, a automação residencial ainda otimiza os gastos e promove a sustentabilidade. Por meio dos sensores de iluminação e gerenciamento inteligente de consumo, uma casa inteligente reduz o orçamento doméstico a longo prazo.
Para mais detalhes ou para implementar nossas soluções em seus projetos, clique no botão do Whatsapp ao lado.